quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Filmes sobre o Império Romano

BOM FILME!

1.  Gladiador (no ano de 180 d.C., o general romano Maximus - Russel Crowe é o favorito do imperador Marco Aurélio para sucedê-lo, mas o filho natural deste, Commodus - Joaquin Phoenix - mata o pai, assume o trono e manda matar a família do general, que acaba tornando-se escravo e voltando à oma como gladiador no Coliseu, em busca de vingança contra o novo imperador. o roteiro aproveita alguns personagens reais, mas é uma ficção. dirigido por Ridley Scott, ganhou cinco Oscars, incluindo filme e ator) 

2.  Spartacus (um homem nascido escravo - Kirk Douglas - é comprado por um negociante que o treina para ser gladiador. após uma batalha no Coliseu, ele se revolta e acaba por liderar uma grande revolta de escravos, que abala todo o Império. baseado em vários personagens reais, mas que viveram em épocas diferentes. um épico de 1960, que virou clássico. dirigido pelo jovem Stanley Kubrick, ganhador de quatro Oscars)

3 Ben Hur (na Jerusalém da época de Cristo, um influente mercador e príncipe judeu, Judah Ben-Hur - Charlton Heston - é traído por seu amigo - e provável amante - de infância, agora chefe das legiões romanas na região por divergências políticas - ele recusa a dar os nomes de judeus contrários a Roma e é tornado exemplo. enviado para ser escravo nas galés, ele passa por provações, mas sobrevive e retorna para vingar-se. ganhador de 11 Oscars, é um dos grandes épicos de Hollywood)

4.  Satyricon (na Roma do século I, dois amigos disputam a posse de um garoto, que acaba escolhendo um deles, levando o outro ao quase suicídio do qual é salvo por um terremoto. descrição livre e um tanto lisérgica de Federico Fellini da vida no império romano, com cores saturadas e muita polêmica)

5 Júlio César (adaptação de 1953 da peça de William Shakespeare, sobre o patrício e senador romano - Marlon Brando - que tornou-se um ditador e vítima de um complô que leva ao seu assassinato pelos próprios senadores, o que precipita o fim da república e início do império. o texto é genial e a direção de Joseph L. Makiewicz bastante eficiente)

6.  A Águia da Legião Perdida (no ano de 140 d.C., um jovem centurião - Chaning Tatum - chega às montanhas da Escócia para investigar o desaparecimento 20 anos antes de uma legião inteira, comandada por seu pai, e tentar recuperar a águia, que era o símbolo do domínio de Roma. uma boa aventura sandália-espada, informativo e interessante)

7 A Queda do Império Romano (quando o imperador Marco Aurélio chama seus generais para a Alemanha onde pretende declarar a Pax Romana - um longa trégua com as colônias -, seus filhos natural e adotivo disputam sua sucessão. o intempestivo filho natural Commodus com a ajuda de um adivinho, apressa a morte do pai com uma maçã envenenada e assume o trono, levando o Império à sua decadência. um grande épico e um relativo fracasso de público e crítica)

8.  Quo Vadis? (depois de três anos em batalhas, o general Marcus Vinícius volta à Roma e conhece a bela cristã Lívia - Deborah Kerr -, por quem se apaixona, mas não é correspondido. ela é filha adotiva de um general aposentada e, portanto, tecnicamente uma refém de Roma. o general então vai até o imperador Nero e pede a ele a posse da moça como prêmio por seu trabalho. ela fica contrariada, mas acaba apaixonando-se também e, com ele enfrentando  o ambiente hostil provocado pela loucura de Nero)

9.  Cleópatra (Cleópatra VII - Elizabeth Taylor - foi a última rainha do Egito, descendente do general grego Ptolomeu. ela tem um filho com o ditador romano Júlio César - Rex Harrison -, o que lhe garantiu a permanência no trono egípcio. após o assassinato de César, ele se torna amante de Marco Antônio - Richard Burton -, que a protege, mas sua autonomia fica em risco com a disputa entre este e o imperador Octávio. uma das produções mais caras da história do cinema. tornou o casal Taylor/Burton ícone do cinema)

10 Alexandria (no Egito ainda dominado pelos romanos, entre os anos de 355 e 415, vive a filósofa e professora de matemática e astronomia Hipátia - Rachel Weisz. neste ambiente onde a cultura e a ciência prosperam freneticamente, surgem os primeiros confrontos entre os pagãos - descendentes das culturas greco-romana -, os cristãos e os judeus, onde os governantes do Império procuram manter-se neutros. até que os 'talebãs' cristãos acabam por se impor, destruindo a maravilhosa biblioteca e jogando trevas no conhecimento humano, o que viria a perdurar por toda a idade média. um dos momentos mais marcantes e mais tristes da história da humanidade e do fim do Império Romano. um filme corajoso de Alejandro Amenábar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário